Neste trabalho me aproprio de uma situação pertinente ao futebol: os clássicos continentais, nacionais, regionais e estaduais. A base atual é o futebol brasileiro. Trabalho os clássicos estaduais fonte de grande rivalidade comprovada historicamente. Pesquisando os escudos e uniformes de clubes de futebol, percebi que a cor é elemento de identificação determinante no imaginário do torcedor em detrimento da forma.

Este trabalho tem como foco uma discussão a cerca do fanatismo no futebol e também na cultura num tempo em que se discute o futebol como esporte de combate e guerra ou como evento do entretenimento e também uma analise sobre os comportamentos das torcidas no Brasil e no mundo.

Meu procedimento, enquanto artista para alavancar e por em discussão estas questões que foram citadas consiste num gesto simples pelo qual inverto as cores dos escudos, uniformes e mascotes dos principais clássicos; aqueles que arregimentam grande número de torcedores e exponho estes trabalhos na forma desenhos.

Quando falo de clássicos brasileiros em futebol cito confrontos como Internacional x Grêmio do Rio grande do Sul, Avaí x Figueirense de Santa Catarina, atlético PR x Coritiba do Paraná, São Paulo x Corinthians de São Paulo, Flamengo x Vasco do Rio de Janeiro, atlético MG x Cruzeiro de Minas Gerais, Bahia x Vitoria da Bahia, Sport x ?. Náutico de Pernambuco entre outros enfatizando que estarão em evidencia as seleções que participarão da Copa do Mundo de 2014 que será sediada no Brasil.

Referências: Historia do Futebol, Heráldica Medieval (estudo da estrutura formal dos escudos e da sociedade medieval que o fundamenta).